HIPÓDROMO DE BELÉM

As primeiras corridas de cavalos em Portugal ocorreram “em Évora e datam de 1868. […] Em 1874, constrói-se o Hipódromo de Belém e organizam-se corridas em julho e outubro.



[…] As últimas corridas de cavalos em Belém acontecem em 1893, acabando o Hipódromo em 1900.”

Porto Editora – corridas no hipódromo (Os Maias) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. a 30-04-2023]. Disponível em https://www.infopedia.pt/$corridas-no-hipodromo-(os-maias)


Ficava localizado “no Bom Sucesso, nas traseiras da atual Rua Bartolomeu Dias, com entrada pela Travessa dos Peões”. Apesar das corridas de cavalos não possuírem, “em Lisboa, o cariz de encontro elegante que ainda têm em Paris (Longchamps) ou Londres (Ascot) […] chegaram a ser o local mais bem frequentado da cidade, no tempo em que o hipódromo se situava nesta extremidade ocidental da cidade.

In http://lisboadesaparecida.blogspot.com/2014/04/o-hipodromo-de-belem.html, 17-04-2014
(consult. a 30-04-2023, com supressões)

 

Aqui decorre o episódio da crítica de costumes das corridas de cavalos. A descrição apresentada revela “um cenário físico e social bem distante de umas corridas de cavalos num país civilizado”, sendo clara a tentativa de imitação do estrangeiro e o provincianismo português.

Carlos Reis, Educação Literária – Leituras Orientadas, Os Maias, Eça de Queirós, Porto, Porto Editora, pp. 25-27

Mensagens populares deste blogue